Sessões Paralelas / Parallel Sessions

Acesso às ATAS do SIIE'15

 

Dia 25 – 11:00

Educational Robotics

Sala 5  
 
33
Teaching a Hardware Description Language with an Affordable, Easy-to-use Robotic Arm
Hector Posadas, Victor Fernandez and Iñigo Ugarte. 
 
35
Robots & NEE: Learning by playing with robots in inclusive school
Cristina Conchinha and João Freitas. 
 
38
Learn to play: The educational robotics applied to students with learning disabilities
Cristina Conchinha, Patrícia Osório and João Correia.
 
102
Robótica educativa como recurso didático para o ensino das propriedades dos quadriláteros notáveis

Caroline Saugo, Gabriel Paludo Licks, Adriano Canabarro Teixeira, Marco Antônio Sandini Trentin and Gabriel Cena Kressin

 

Games and Simulations in Education

sala 3
 
 
18
Requisitos para jogos digitais educacionais: Uma especificação de requisitos criada para o jogo-simulador Kimera Cidades Imaginárias
Gilvania Viana and Tânia Maria Hetkowski. 
 
31
Gaia ABstração Game: Um Jogo para Ensinar o Paradigma da Orientação a Objetos
Eder Diego Oliveira and Rodolfo Barros. 
 
75
The Squares: A Multi-touch Adaptive Game for Children Integration Julia Llanos and Rosa M. Carro
 
99
Proposta para avaliação de qualidade técnico-pedagógica de aplicações educacionais de televisão digital
Maurício Santos, Adriano Teixeira and Marco Antônio Sandini Trentin. 

 

Dia 25 – 14:00

Computers and learning

Sala 5  
 
8
La Visualización Interactiva como Apoyo al Desarrollo de Algoritmos de Programación Dinámica
J. Ángel Velázquez-Iturbide, David Pastor-Herranz, Antonio Pérez-Carrasco
 
30
Programação de computadores para alunos do ensino fundamental. A Escola de Hackers
Adriano C. Teixeira, Fernanda Batistela, Ariane M. Pazinato, Neuza Oro, João Alberto R. Martins
 
60
Uso de Scratch na aprendizagem da lógica do ensino fundamental
Amilton Rodrigo de Quadros Martins, Adriano Canabarro Teixeira
 
109
Projeto Mutirão pela Inclusão Digital: Relato de uma experiência de programação de computadores na Educação Infantil
Marília Rampanelli, Eliamar Ceresoli Rizzon, Adriano Canabarro Teixeira, Caroline da Silva Furini, Neuza Oro, Evandro Luís Viapiana

 

ICT and new approaches to the teaching/learning process

Sala 3
 
 
82
A aprendizagem proporcionada pela transformação de um texto escrito num texto multimédia
Maria Rosário Rodrigues, Paulo Feytor Pinto
 
88
Letrinhas: promoção da leitura através de dispositivos móveis
António M. Rodrigues Manso, Célio G. Cardoso Marques, Pedro M. Aparício Dias, Ana Paula F. Ferreira, Felisbela Maria F. Morgado
 
111
Uso do Hangout na Sala de Aula Conectada
Kalina LÍgia De Almeida Borba, Alessandra Lisboa da Silva

 

Dia 25 – 15:30

Games and Simulations in Education

Sala 5  
 
20
Academia de Código Júnior: um projeto piloto
Filipe Moreira, Maria Loureiro, Isabel Barbosa, Lúcia Pombo and Maria J. Loureiro. 
 
40
Using Professional Design Contests for the Development of Realistic Teaching Activities in Embedded Systems Design
Hector Posadas and Eugenio Villar. 
 
87
Empleo de Perfiles de Jugador y Estilos de Aprendizaje en el Diseño de Videojuegos Educativos
Renato Echeverría and Francisco Jurado.
 
 
108
Inclusão Digital e Educação a Distância: Compreensão e prática na formação inicial de educadores
Karina Marcon and Marie Jane Soares Carvalho

 

Social and learning networks and Massive Open Online Courses (MOOC) and distance learning.

Sala 3
 
 
13
Fortalezas y debilidades de la formación basada en Bledend learning. Aportaciones de los asesores de formanción permanente
Antonio Paniagua Navarro, Ricardo Luengo González, José Luís Torres Carvalho and Luis Manuel Casas García. 
 
52
Intención de Uso de Tecnologías Mobiles Entre los Profesores en Formación: Aplicación de un modelo de adopción tecnológica basado en TAM con los constructos Compatibilidad y Resistencia al Cambio
José Carlos Sánchez Prieto, Susana Olmos-Migueláñez and Francisco José García-Peñalvo.
 
 
81
Detección de aprendizaje no formal e informal en Comunidades de Aprendizaje soportadas por Redes Sociales en el contexto de un MOOC Cooperativo
Juan Cruz-Benito, Oriol Borras-Gene, Francisco J. García-Peñalvo, Ángel Fidalgo Blanco and Roberto Theron. 
 
110
Grupos do Facebook: o uso da rede social na educação
Alessandra Lisboa Da Silva and Marcos Paulo Barbosa

 

Dia 26 – 11:00

Social and learning networks and Massive Open Online Courses (MOOC) and distance learning.

Sala 5
 
 
14
Repositório Institucional: Acessibilidade à produção acadêmica - um patrimônio público.
Alice F. Ferreira and André Luiz S. Silva. 
 
67
Blocos lógicos como suporte para a programação de computadores
Marilia Rampanelli, Thaíse Uczay, Ariane Pazinato and Neuza Oro. 
 
69
Preferências no uso de tecnologias da comunicação: a influência da dimensão do género entre os estudantes do ensino superior
Nídia Salomé Morais and Fernando Ramos. 
 
104
Tipos de iniciativas lançadas para promover o uso de tecnologias de apoio ao ensino (LMS): dois estudos de caso em instituições de Ensino Superior
Pedro Rito. 

 

Mobile/ubiquitous computing in education

Sala 3
 
 
7
Los Modelos Pedagógicos 1:1 en América Latina: Evidencia, Posibilidades y Conflictos
David Carlos David Laura Quispe and Enrique Oswaldo Enrique Sosa Laura. 
 
37
Geometry teaching, smartphones and QR Codes
Cláudia Lima, Armando Silva and Pedro Duarte. 
 
62
E nós seniores? Quais são as nossas dificuldades a utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação?
Sónia Ferreira and Ana Veloso.
 
116
DIY M-Learning Apps com o APP Inventor do MIT A aplicação LHPt (Letra e Hino de Portugal)
Teresa Cardoso, José M. Freixo Nunes

 

ICT and new approaches to the teaching/learning process;

Sala 11
 
 
10
Evaluación de trabajadores mediante patrones de comportamiento en el campo de la conducción eficiente
Alejandro G. Tuero, Laura Pozueco, Alejandro G. Pañeda, Xabiel G. Pañeda, Roberto García, David Melendi, Gabriel Diaz Orueta, Abel Rionda and Maria Mitre.
 
16
Embodied education: Senses, Emotions, and Technology
Maria João Silva, Eduarda Ferreira, Vânia Andrade, Olinda Nunes and Maria Da Luz Carvalho. 
 
39
¿Cómo desarrollan los profesores la competencia digital en sus estudiantes? Apropiaciones, problemáticas y perspectivas
Jesús Plaza-De-La-Hoz, Juan García-Gutiérrez and Daniel Moreno-Mediavilla
 
66
Projeto Escola de Hackers Uma experiência em programação de computadores em escolas públicas de Passo Fundo – RS
Valéria Lessa, Franciele Forigo, Ariane Pazinato, Neuza Oro and Adriano Teixeira. 

 

Dia 27 – 11:00

Social and learning networks

Sala 5
 
 
71
Representações sobre as aprendizagens online. Contributos para a (re)conceptualização do currículo.
Joana Viana. 
 
74
Capacitação didático-pedagógica para Tutores e Coordenadores de Polo
Franciele Meinerz Forigo, Graciele Hilda Welter and Roberto Preussler. 
 
94
Curricula das Principais Universidades do Brasil e do Exterior e Tendências de Ensino de Teste de Software
Pedro Henrique Dias Valle, Ellen Barbosa and José Carlos Maldonado. 
 
112
Diretrizes de Acessibilidade em Plataforma de Educação a Distância
Lucila Santarosa and Debora Conforto.

 

ICT and teachers’ professional development

Sala 3
 
 
21
O Jardim-de-Infância e a Família: Uma relação mediada pela utilização de um Blogue
Ana Martins and Henrique Gil. 
 
25
A integração das Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Licenciandos
Luciana Lima and Robson Loureiro. 
 
83
Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação do Engenheiro Mecânico - um estudo comparativo
Maria Do Perpetuo Socorro Soares Teixeira, Raimundo Nonato Barroso de Oliveira, Ana P. M. Gomes , Anderson Valadares Da Silva and Francislê Neri de Souza. 
 
100
Três Perspetivas & Um Projeto: um verdadeiro trabalho de grupo
Ana de Goes Silvestre, Diana Pólvora, Márcia Wergikosky and Maria Rosário Rodrigues. 

 

Computers and learning and ICT and new approaches to the teaching/learning process;

Sala 11
 
 
63
1910: Um jogo mobile para reviver a Implantação da República em Portugal
Sónia Cruz, Ana Amélia Carvalho and Inês Araújo. 
 
97
Usando Redes Neurais para Monitorar o Nível de Aprendizagem dos Alunos
Rosângela Albuquerque, André Bezerra, Darielson Souza, Luis Bruno Nascimento and Jarbas Junior. 
 
101
Tecnologias Digitais na abordagem de conceitos de Matemática: uma experiência com alunos do Ensino Médio
Andriceli Richit, Adriana Richit, Juliana Comunello, Thomas Petry and Gleison Stopassola. 
 
106
Mobile Learning na Biblioteca Escolar com as Ciências Naturais e as TIC
Berta Bemhaja and Graça Oliveira. 

 

Dia 27 – 14:00

ICT and teachers’ professional development

Sala 5
 
 
24
O Quadro Interativo Multimédia (QIM) num Contexto de Prática de Ensino Supervisionada em 1º CEB
Vanessa Dias, Henrique Gil and Teresa Gonçalves. 
 
86
Mejorando la comunicación con los estudiantes en la fase de evaluación a través de BeA
Martin Llamas-Nistal, Fernando A. Mikic-Fonte, Manuel Caeiro-Rodríguez and Adrian Queipo-Pardo. 
 
95
Recursos Educacionais Abertos: OpenStax Connexion ou Wikilivros
Carlos Seco and Quintas-Mendes António. 
  105 TIC no Currículo
Vânia Ramos. 

 

ICT and new approaches to the teaching/learning process and Design, framing and evaluation of digital educational resources (RED)

Sala 3
 
 
4
Educação através da Informática Educativa: De John Dewey a Seymour Papert
Amilton Martins and Adriano Canabarro Teixeira. 
 
57
Envolvimento do estudante no ensino a distância: criação dum cenário de agregação LMS e Rede Social
Inês Messias and Lina Morgado, Maria Barbas. 
 
61
Uso da Robótica Educacional como estímulo a criatividade
Amilton Martins, Adriano Canabarro Teixeira and Fernando Vargas. 
 
68
Literacia Digital de Adultos: Contributos para o desenvolvimento de dinâmicas de formação
Fernando Albuquerque Costa, Elisabete Cruz, Joana Viana and Carolina Pereira. 

 

Games and Simulations and computing in Education

Sala 11
 
 
26
The CeAMatE-on project: an online Mathematical Support Centre in Engineering
María Emília Bigotte de Almeida, Anabela de Jesus Gomes . 
 
46
Prototype of an Educational Game for the Memory of Teaching and Learning by Virtual Pagination
Darielson Souza, Átila Lopes, Rosângela Marques de Albuquerque
 
73
O Ambiente de Programação Pascalzim como Ferramenta de Auxílio para o Ensino de Matemática
Franciele Meinerz Forigo, Denise Felber, Rozelaine De Fatima Franzin and Nedisson Luis Gessi. 
 
90
Tempoly - A game designed to learn polynomial operations
Cândida Barros and Ana A. Carvalho.