The keynote speakers

 

Claudio da Rocha Brito

Claudio da Rocha Brito é Professor Catedrático de Engenharia Elétrica e de Computação. Atualmente é Presidente do Conselho de Pesquisas em Educação e Ciências (COPEC), Presidente Eleito da Sociedade de Educação do IEEE (2015-2016), Presidente da Associação dos Amigos do Museu de Pesca (AAMP), Presidente do Comitê Nacional (Brasileiro) de Monitoramento da Sociedade Internacional para Educação em Engenharia (IGIP), Vice Presidente do Conselho Internacional para Educação em Engenharia e Tecnologia (INTERTECH), Vice Presidente do Conselho Mundial em Engenharia de Sistemas e Tecnologia de Informação (WCSEIT), Vice Presidente da Organização de Pesquisas Ambientais, Saúde e Segurança (SHERO) e Vice Presidente do Conselho Mundial em Comunicação e Artes (WCCA).
Ele é Presidente do Grupo de Trabalho "Educação em Engenharia no Contexto Internacional" desde 2002 e Membro do Comitê Internacional de Monitoramento do IGIP desde 2004, Membro do Comitê de Planeamento Estratégico da Sociedade de Educação do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas, Inc (IEEE-EdSoc) desde 2009, Membro da Diretoria do Conselho Global de Manufatura e Gestão (GCMM) desde 2004 e Diretor da Rede Brasileira de Engenharia (RBE) desde 1998. Ele é Membro da Diretoria do Conselho Internacional para Educação em Engenharia e Tecnologia (INTERTECH) desde 2000 e Membro da Diretoria da Sociedade de Educação do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, Inc (IEEE-EdSoc) desde 2001.
Dr. Claudio da Rocha Brito é Engenheiro Eletricista, Mestre em Engenharia Elétrica e Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, Bacharel em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Licenciado em Matemática e Licenciado em Física, ambos pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Foi Diretor das Empresas Nascentes da Universidade de São Paulo (ENUSP), Coordenador do Curso Cooperativo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Coordenador Acadêmico da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Coordenador do Curso de Engenharia de Computação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Coordenador do Campus Cubatão da Universidade de São Paulo, Presidente do Comitê de Informática da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (FEBRAE) e Representante da área de Engenharia de Computação na Rede de Integração e Mobilidade Acadêmica da UNESCO. Ele também recebeu várias medalhas internacionais inclusive duas por indicação da Rainha Elizabeth II da Inglaterra. Ele recebeu inúmeras homenagens em virtude de seus serviços prestados a Comunidade Científica e Tecnológica entre elas: Medalha do Centenário da Escola Politécnica, Prêmio do Conselho Internacional de Educação em Engenharia e Tecnologia, Prêmio do Conselho Internacional de Educação em Engenharia e Computação, Prêmio de Reconhecimento da Sociedade Internacional para Educação em Engenharia, Medalha da Associação Biográfica Internacional, Medalha do Centro Biográfico Internacional, Medalha da Academia de Ciências de Nova Iorque, Medalha da Associação Brasileira dos Engenheiros Civis, ele está no “Hall of Fame” do Instituto Biográfico Americano. Ele foi patrono de diversas turmas de onde destacamos a 1a Turma de Engenharia de Computação da Escola Politécnica da USP e a 1a Turma de Engenharia de Computação da Universidade Católica. Ele é Membro Senior do IEEE. Foi consultor de várias universidades federais e particulares, de varias empresas e revistas como “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”. Ele também participou como membro de comitês científicos em mais de uma centena de conferências internacionais e periódicos como o Jornal Europeu em Educação em Engenharia. Ele implementou Cursos de Engenharia em varias universidades como os cursos de Engenharia de Computação e de Engenharia de Comunicações na Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), onde organizou e foi o primeiro chefe do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação. No Centro Universitário Lusíada (UNILUS) foi também o primeiro chefe do Departamento de Ciências Exatas quando da criação do Centro Universitário e por três mandatos. Foi também Professor da Universidade Santa Cecilia e da Universidade do Estado de São Paulo. Ele já ministrou cursos e/ou palestras nos cinco continentes em mais de 30 diferentes países.